24.5.10

Trem da Vida

Europa Oriental, 1941. Em uma remota aldeia com uma população basicamente de judeus Shlomo (Lionel Abelanski), o louco do lugarejo, anuncia que os nazistas estão chegando e que a aldeia deles será a próxima que deverá ser atacada por eles. O conselho de sábios da aldeia delibera o que deve ser feito, mas é Shlomo quem tem uma idéia inspirada ao elaborar um plano de fuga, no qual eles simularão uma falsa deportação com parte dos judeus se fazendo passar por nazistas, com os falsos alemães levarão os "prisioneiros" até a Palestina. Embora vários estejam convencidos que Shlomo está fora de seu juízo perfeito, o plano segue adiante. Primeiro são selecionados certos membros da aldeia para se fazerem passar por nazistas, com vagões sendo comprados e reformados. Logo o trem está pronto e a aldeia é deixada para trás, mas quando começa a viagem algo inesperado acontece: as encenações se tornam mais realistas, pois os "nazistas" se tornam mais autoritários. Os "deportados" tramam uma rebelião contra seus falsos algozes e outros se declaram "comunistas", além disto surgem verdadeiros alemães no caminho.
*O filme aborda o tema com muita comedicidade, chega a ser meio fantasioso, a qualquer momento esperamos entrar aqueles típicos soldados alemães, mas o filme é fantasia pura, com momentos hilários dos seus personagens.

Um comentário:

Hugo disse...

Ótima dica.

Gostei muito deste filme e inclusive já escrevi sobre ele no meu blog.

É um misto de drama, comédia e fantasia que chega a brincar com temas polêmicos, como a tradição judaica, o nazismo e o comunismo.

Abraço

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...